segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vaidade(s)

A chuva que caía podia ser inspiradora, vista ali do alto da sacada do apartamento. Não lembrava-se da última vez em que tinha tomado um banho de chuva. Daqueles que purificam, revigoram. A falsa sensação de liberdade que a água do chuveiro proporcionava todos os dias nem se comparava com a água vinda dos céus. Ou do céu, vai saber..

A barra de chocolate não conseguia camuflar-se entre os pacotes de arroz e macarrão no armário. Preocupava-se com os quilos a mais, que nem fariam tanta diferença. Não os tinha, na realidade. Deliciar-se com o chocolate feria a vaidade. Mas será que tanto cuidado com a beleza era somente preocupação consigo ou era querer parecer bonita aos olhos alheios?
Por quê nao comé-lo, então?

Tinha fixação por esmalte vermelho. Achava lindíssimo. Sempre que ia à loja de cosméticos comprava no mínimo um esmalte vermelho. Mas suas unhas nunca foram coloridas. Um branco clarinho, Renda, no máximo. “Não tenho mais idade pra essas coisas”, afirmava.
E todos os esmaltes vermelhos ficavam guardados numa caixa no armário do banheiro. Comprava e os colocava lá. Nunca ousou testar a cor nas unhas.

Passou grande parte do seu tempo assim: sem sentir prazer gastronômico ao comer uma barra de chocolate, não ousava pintar as unhas da cor que tanto gostava. E não tomava banho de chuva. E tantas outra coisas, outros prazeres que ela mesmo se privava.
Desperdício de inspiração. Fechou a porta da sacada e foi dormir. Enchuta, com fome de chocolate e de unhas brancas.

“Diante dessa profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.”
Essa podia ser a sua “sorte de todo dia”, escrita por Martha Medeiros.

5 comentários:

  1. Excelente texto...
    Parabéns!
    Abraço!
    http://segunda-dose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muuito bom o texto Mari
    tais escrevendo muito
    parabens :**

    ResponderExcluir
  3. Ela ia ficar mais bonita com as unhas feitas e o chocolate comido. Alegria torna qualquer um mais bonito. Gostei do texto ;D

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Texto, mas sei la... vc é tão magrinha... você pode comer chocolate... aeaheuhaueha
    ;D

    ResponderExcluir