domingo, 24 de outubro de 2010

Diálogo racional dos objetos

O lápis e o garfo conversavam. Em tempos de eleição até eles falavam de assuntos ligados a sociedade.
- O que seria dos estudantes se não fosse a escola, a educação, e eu(!) por tabela?diz o lápis
- Ninguém aprende de barriga vazia. Se não há comida não tem como, meu querido.
Todo o resto fica em segundo plano. afirma o lápis.
- Então quer dizer que você pensa que um prato de comida é o suficiente? Que os problemas serão resolvidos se fosse tiver o que comer?
- Suficiente sim. Claro que não somente isso. Mas sem isso o que seria?
- E sem educação, o que seria?
- Seria irracional. Sem um futuro digno, se posso dizer assim..
- Como animais. Que vivem, ou melhor, sobrevivem tendo o que comer apenas. Se bem que tem muita gente por aí que..
- Lápis, você é o “alimento” da inteligência. Eu sou o alimento físico.
- Ninguém vive sem a gente, falou o lápis.
- Sem você até vai, agora sem mim..
- Ah não! Novamente essa discussão de importâncias. Você é um cabeça dura!
- Se nem os seres humanos, racionais, entram em acordo como nós, meros objetos criaremos um novo dogma social ‘alimento-educacional - você depende disso!’
- Que acomodado, garfo!
- Você quer discutir infinitamente, é isso? Por que não simplesmente aceita o fato de sermos usados..
- Mesmo que eu quisesse mudar algo, me sacrificar por um bem maior, o apontador não concordaria com minha intenção suicida-salvadora.
- Olhe por outro ângulo. Somos indispensáveis. Como viver sem ter o que comer e sem o mínimo de educação? Poderíamos ser como o cartão de crédito que faz muitos se endividar, ficarem depressivos, compulsivos ou muitas vezes somente ficar esquecido dentro de uma carteira. Somos fundamentais..
- Ou se fossemos como a bebida, que pode causar tanta destruição se não for usada com moderação. Ela pode ajudar as pessoas a esquecer dos problemas por alguns instantes, mas causará algum sintoma negativo depois. Já se alguém me usar em demasia o máximo que pode ter é uma congestão.
Risos (!)
- Gosto do fato de sermos indispensáveis. Pensando assim, até parece mais fácil, diz o lápis. Mesmo não sendo..
- Basta que nos usem. Somos a primeira ferramenta de uma mudança comportamental humana que não podemos começar sozinhos.
- Será?

3 comentários:

  1. Uau,que massa mari!
    Muito digno, mas acho que o lápis é o único que pode ser usado em demasia e não trazer nenhum problema sério. Né, o garfo pode te transformar num obeso mórbido, e te matar de hipertensão e tudo mais hihi

    Lápis <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante ^^, discordo, lápis demais causa calos que podem infeccionar se você continuar pressionando e assim vai =P

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, Mari!
    Gostei muito.
    Educação e alimentação são duas coisas essenciais, indispensáveis e que se complementam.

    ResponderExcluir